foto laine furtado e eraldo manes reuniao 2015A reunião de diretoria da ABI Inter, realizada no dia 14 de janeiro, às 5pm (horário da FL), contou com a presença da presidente Laine Furtado, do vice-presidente para a Ásia, Arthur Muranaga, da vice-presidente para a Europa, Marcia Curvo, do tesoureiro Eraldo Manes e da secretária Mara Rubia

Sanfilippo. Durante a reunião foi realizado um levantamento das metas alcançadas em 2014, dos projetos e metas para 2015 e das estratégias para ter mais profissionais da imprensa associados à entidade.

Entre os assuntos abordados na reunião, destacamos a necessidade de uma maior participação da ABI Inter na Europa e na Asia, com projetos que beneficiem os associados destas regiões.  As sugestões apresentadas por Arthur Muranaga foram ter um network de conteúdo com citação das fontes entre os países disponibilizados no site da ABI Inter, troca de informações e estratégias para conquista de anunciantes

Entre as pautas do dia, foi apresentado o formato do Painel de Imprensa do Focus Brasil 2015, que acontece no dia 8 de Maio, no Broward for the Performing Arts, em Fort Lauderdale. A idéia é manter o formato do ano passado, com duas palestras de temas de interesse dos profissionais da imprensa  brasileira.  Entre os temas apresentados na reunião, destaques para as estratégias de como alcançar o mercado americano e o uso da mídia social e da internet pelos veículos de comunicação. A diretoria da ABI Inter quer receber sugestões dos diretores e associados sobre os temas a serem apresentados no Painel de Imprensa. As sugestões podem ser encaminhadas até o dia 31 de janeiro, pelo email abi.internacional@hotmail.com.

A diretoria também pretende manter mesmo o formato do Press Award Imprensa do ano passado. Este ano a ideia é a ABI Inter premiar profissionais da imprensa dos Estados Unidos que se destacaram durante o ano de 2014 indicados pelos diretores dos veículos de comunicação. Foi discutida também a importância de ter um formato definido sobre a premiação da imprensa no Press Award a partir de 2016, com a apresentação de 3 ou 4 formatos de premiação que serão apresentados para votação aos associados na próxima Assembléia Geral da ABI Inter, que acontece no dia 9 de maio, no Broward Center, em Fort Lauderdale.

Segundo a presidente da ABI Inter, Laine Furtado, “o prêmio da ABI Inter deve reconhecer os talentos da imprensa local, onde os critérios de votação sejam precisos, eficientes e legitimizados. Precisamos definir os formatos: Voto popular por região? Voto popular + voto do board por região  com o critério de formação do board? Premiação por reconhecimento? Voto por juri. Como esse juri seria formado? Precisamos apresentar um formato que melhor dará ao prêmio o que ele precisa: legitimidade”.  Por isso, a diretoria da ABI Inter abre espaço para que os associados enviem sugestões de como deve ser o formanto de premiação do Press Award Imprensa a partir de 2016. As sugestões devem ser feitas até o dia 31 de janeiro.

Na reunião de diretoria foram discutidos ainda outros assuntos, como a Feijoada da ABI Inter no dia 9 de maio, a realização um encontro com a imprensa brasileira de Boston, MA e New York, além de uma visita oficial à Embaixada Brasileira em NY. Ainda este ano, a entidade quer  organizar  um concurso de literatura e trabalhar com colunistas que estariam escrevendo sobre temas importantes para a comunidade brasileira. Estes dois projetos serão liderados pelo jornalista Edilberto Mendes, que está preparando os guidelines dos dois projetos. Ainda em pauta a realização da Exposição Covers & Front Pages – História Visual da Midia Brasileira nos Estados Unidos.

Durante o encontro, a diretoria apresentou um relatório sobre as conquistas de 2014, Durante 2014 a nova diretoria finalizou vários projetos que estavam em andamento. Entre eles, destaques para o novo site www.abiinter.org, a organização e o update da lista de associados e do quickbooks, a aprovação do códido de ética da entidade, a criação da página da entidade no facebook, a campanha "Valorize a Imprensa Brasileira no Exterior" e no início de janeiro, a compra de um equipamento novo para a impressão das carteiras da ABI Inter.