O coquetel de abertura oficial do Focus Brasil, que aconteceu no Cinema Paradiso, em Fort Lauderdale, marcou o início da 9 edição do Focus. Líderes da comunidade brasileira e a imprensa marcaram presença. Os convidados tiveram a oportunidade de ver o Filme Flores Raras, dirigido por Bruno Barreto, com Gloria Pires e Miranda Otto, com direito a pipoca e tudo. A mostra contou com o patrocínio do Banco do Brasil Americas.
O Focus Brasil contou com vários paineis que apresentaram temas de interesse da comunidade brasileira no exterior. No Painel de Negócios do BBG, Brazilian Business Group, os preletores foram Albert Fishlow e Marta DeVito, que falaram sobre o Brasil depois da Copa. Marta DeVito fez uma explanação sobre a imagem de produtos brasileiros no exterior, citando como exemplo os mercados de exportação da laranja, da carne e de grifes brasileiras dentro da Macys. Albert Fishlow, da Universidade de Columbia, traçou um panorama da economia brasileira nos governos Fernando Henrique Cardoso, Lula da Silva e Dilma Russef.

O Painel Comunidade do Conselho de Cidadãos reuniu vários representantes do grupo, que tiveram a oportunidade de falar sobre projetos para a comunidade brasileira que vive no exterior. O Conselho de Cidadãos é formado por Aloysio Vasconcellos, Amy Litter, Augusta Vono, Carlo Barbieri, Carlos Borges, Cristina Brulay, Fernando Arruda, Gene de Souza, Jade Matarazzo, Márcia Van Guilder, Maria do Carmo Fulfaro, Renato Scaff, Sandra Freier, Silair Almeida, Urbano Santos, Wesley Porto e Yara Gouveia.

O Painel de Futebol apresentado pelo canal PFC reuniu grandes nomes do futebol na noite do dia 1 maio no Broward Center for the Perfoming Arts, em Fort Lauderdale. O painel foi conduzido por Carlos Wesley, que atuou como moderador e teve como convidado especial Marcos Peres, entre outros líderes do esporte.

O Painel da Associação Brasileira de Imprensa Internacional no Focus Brasil 2014 apresentou um assunto de interesse da imprensa brasileira nos Estados Unidos: Estratégias de Marketing. Josias Bezerra, psicólogo e diretor do Oxford Institute, falou sobre a importância de apresentar o produto de acordo com o perfil do cliente e formas de abordagem para a apresentação eficaz de produtos e serviços. O advogado e publicitário Fernando Mariano, diretor da Multimedia Inc., falou sobre como a mídia brasileira nos Estados Unidos pode alcançar o mercado de propaganda americano e internacional. O evento teve o patrocínio do Banco do Brasil Americas, Perfumeland, I-Drive Indoor Cart Racing.

O Painel de Publicidade e Marketing promovido pela Superstation Media durante o Focus Brasil apresentou como preletores João Barbosa, do Giraffa's e Gustavo Aguiar, do Matildas. Eles compartilharam as estratégias de marketing para divulgar suas empresas e fidelizar o cliente.

O Painel Mulher Brasileira na América, apresentado durante o Focus Brasil, trouxe como preletoras nomes de peso como a atriz Suzana Vieira, a jornalista Mila Burns, Célia McCallum, Susan Berger, Mariluce Soma, Silvana Mandelli. Participou da mesa Jefferson Hammes, do BB Americas. A mediadora foi Maria Fulfaro.

A AOTP, American Organization of Teachers of Portuguese, apresentou o Painel da Língua Portuguesa. Os preletores foram o professor Alexandre Lopes que falou sobre a jornada de um educador culturalmente sensível, a professora Vivian Flazer, que apresentou a palestra sobre como ensinar o português e a cultura do Brasil através de videos autênticos e leitura de crônicas e a professora Ivian Destro Boruchowski, que falou sobre a língua de herança, numa discussão da palavra e dos aspectos sonoros e lúdicos.

Outro evento de destaque, organizado pela AOTP e organizações do PAEP, foi um workshop para comemorar a cultura brasileira, com uma oficina sobre a influência da cultura basileira na cultura americana. As crianças que foram ao evento tiveram a oprtunidade de participar de uma programação que incluiu samba, zumba, capoeira e bossa nova ao vivo, com direito a concurso estudantil e tudo. Todo o programa foi coordenado pela presidente da AOTP, Anete Arslanian.